love tales

Não sentes falta?

28 Janeiro, 2020

Alguma vez sentiste falta de ti? Das tuas emoções, da tua alegria, da forma como encaravas a vida e os outros ao teu redor? Alguma vez sentiste falta do passado, quando antes o desprezavas? Já sentiste falta de como te sentias quando eras ainda ingénua? Quando não vias maldade em olhares nem em frases? Não tens falta de ser assim? De ser quem tu reprimias?

Não tens saudades de apenas mentir sobre coisas mínimas? De teres ido para um grupo na escola e de afinal teres ido ao cinema com as amigas? Não tens saudades dessas pequenas mentiras? Não tens saudades de mentir só quando era preciso, quando agora mentes sempre? Mentes sobre estares bem, sobre tudo estar a dar certo, quando está tudo mal, tudo errado.

Não sentes falta da ingenuidade que tinhas? De como acreditavas nas pessoas de olhos fechados? De quando desabafavas sem ter noção de que isso seria uma arma contra ti? De quando acreditavas que os teus segredos estavam guardados?

Não tens falta de acreditar que depois de uma boa noite de sono, tudo se resolvia? Não tens saudades de acreditar que existia salvação para todos nós? Que havia amor para todos?

Os tempos mudaram. Desde quando te esqueceste de ti? Desde quando passaste só a chamar-te saudade? Desde quando o teu corpo apenas pede pelo passado, nem que por escassos minutos?

As tuas emoções morreram contigo. Ficaram presas no passado, àquilo que eras e ao que queres voltar. Mas será que tentas? Tentas ser como antes? Ou estarás demasiado corrompida para seres pura novamente?

É preciso coragem para aceitar que há coisas que não se podem mudar. Jamais voltarás a ser pura, porque já conheces e sabes várias lições. Já cometeste erros, já aprendeste o que não deves fazer porque magoa. A vida é uma constante aprendizagem e é preciso coragem para vivê-la da maneira que merece ser vivida.

É preciso coragem para encarar o passado como sendo algo inalterável, único. É preciso ter coragem para entender que o que seremos daqui para a frente, depende do agora, mas também dependeu imenso do antes. São fases e não faz mal sentir saudades. Podemos mudar. Podemos voltar a sorrir com vontade, a acreditar em recomeços, em salvação, no amor. Basta querermos. Não sintas falta de ti. Tu pertences-te e sempre irás pertencer.

Share Button
  • Avatar
    Reply
    Andreia Morais
    28 Janeiro, 2020 at 19:31

    Sinto que esta frase resume tudo: São fases e não faz mal sentir saudades!

Deixa o teu comentário