love tales

Desconfiar de ti.

12 Junho, 2020

A mentira mais usada na geração Millennium é sem dúvida “confio em ti”, quando tudo grita a desconfiança, a mentira, a falsidade, a falta de coragem para confiar em quem quer que seja.

Falta-nos a confiança necessária para termos coragem de confiar em alguém, porque nem em nós mesmos, conseguimos confiar verdadeiramente. Falta-nos a coragem de admitir que não confiamos em ninguém, que a confiança já não nasce connosco, que desde que nos entendemos por gente que passamos a desconfiar de tudo e de todos, das nossas capacidades, dos elogios, das nossas próprias vontades e dos nossos sonhos. Passamos a desconfiar de toda a verdade do mundo, e tomamos o mesmo como uma mentira absoluta. Sendo uma mentira constante, a confiança é puramente nula.

Portanto, não me peças para confiar em ti, quando a única coisa que sei é desconfiar de ti. De ti, de mim, dos que me rodeiam, do meu corpo, das minhas vontades, dos meus desejos e sonhos.

Não me peças para confiar em ti, quando nem em mim confio, quando nem tenho a certeza do que sou capaz de fazer em alguma situação extrema. Não me peças para não desconfiar, quando a única coisa que soube bem fazer todo este tempo foi desconfiar, ter dúvidas do que ouço e faço.

Não me peças para não desconfiar quando nem confio no que sinto e tenho dúvidas constantes sobre os sentimentos. Não me peças para confiar em ti, quando já nem confio no amor, na amizade.

A vida passou a ser uma constante incógnita, porque já não sabemos confiar. Queremos, mas são tantas as dúvidas que nos submetem, que chegamos ao fim e confiar torna-nos fracos, tolos. Apesar de termos a noção de que nem todos somos iguais, tomamos-nos por tal, porque fazemos todos parte da mesma geração idiota e desconfiada.

A todo o momento, espero que me traias, que me mintas. A todo o momento, desconfio porque é a única coisa que sei fazer de melhor. Todos nós aprendemos a ser assim, quando experimentamos o primeiro vislumbre da dúvida e da quebra de confiança. Todos nós aprendemos a tornar-nos desconfiados, mais tímidos, mais fechados. Fechamos as portas, porque haverão sempre janelas para dúvidas frequentes. Enquanto não soubermos fechar as janelas e acreditar apenas na verdade que vem da porta, continuaremos sem um pingo de confiança em alguém.

Share Button
  • Avatar
    Reply
    Andreia Morais
    12 Junho, 2020 at 17:29

    Quando traem a nossa confiança, é difícil restituí-la em pleno. Mas não podemos perder a esperança. Temos que ir tentando, porque nem todas as pessoas nos magoa, nem todas são dignas dessa desconfiança. E, por mais que custe, temos que perceber que não é justo que os outros paguem por erros que não cometeram.
    É um processo demorado, mas, no fim, acredito que vale bem a pena.

    • Carolina
      Reply
      Carolina
      24 Junho, 2020 at 20:56

      É um processo difícil e demorado mas temos de tentar, porque é mesmo como dizes, as pessoas não têm culpa pelos erros do passado de outras pessoas. Há que dar uma oportunidade aos outros e as nós mesmos.

Deixa o teu comentário