love tales

20 e poucos

28 Setembro, 2020

As noites vão tornar-se mais longas, sem que te dês conta desde o início. Irão faltar abraços, amigos, conselhos e presenças. Não irão faltar saudades do que já foi e do que tanto não aproveitaste. Haverá muita pressão: para crescer, para te tornares num/a adulto/a responsável, em teres a carta de condução (deveria ter sido aos 18, não?), em teres um carro topo de gama, em arranjares casa, em viveres sozinho/a e deixares a casa dos pais, em namorares, casares, teres filhos. Calma, só tens 20?

Haverá a pressão e a dúvida de não saberes se estás no caminho certo para o sucesso. O que é, afinal, sucesso? O que é ser bem sucedido/a e porque tens de o ser aos 20 anos? Calma, só tens 20? Porque estás parado? És anormal? Já deverias estar a terminar a licenciatura e a trabalhar, ou achas que os papás irão sustentar-te eternamente? Achas que por teres 20 tens o rei na barriga? Deve ser fome! Nem dinheiro deves ter para comprar uma sandes e/ou se tens, nem foste tu que trabalhaste por ele.

Calma, só tens 20 anos? Amanhã terás 30 e o que alcançaste na vida? A falta de emprego, a falta de sucesso! Calma, ganhaste 10kgs, sim senhor/a. És uma desilusão! Amanhã já será tarde demais para terminares essa licenciatura e nem deves ser tão bom/boa nisso como imaginas. Tens a certeza que queres mesmo seguir essa área? Irás ser bem sucedido/a? Ah, lembrei-me: és um/a falhado/a!

Ontem já era tarde e hoje mais valia nem teres acordado. Tens ansiedade? Depressão? Insónias? Umas palmadas em criança teria resolvido isso e hoje já estarias a levantar o rabo da cama às 5 da manhã! Só estudas e achas que tens muita pressão?! Achas que és uma vítima do mundo? Espera até perceberes que não estás sozinho/a e que pertences ao grupo dos que viverão sempre debaixo da alçada dos pais.

Pensas muito em futuro? Tens piada, não és ninguém hoje, muito menos amanhã. O futuro não te pode reservar nada, se hoje nem trabalhas pelo amanhã que desejas. Ainda tens 20 anos? Oh, na tua idade já trabalhava, sustentava uma casa, tinha 2 filhos pequenos. Achas que sabes o que é trabalhar? Experimenta teres um dia de trabalho comigo! Ainda queres seguir por esse caminho? Não seria mais fácil seres falhado/a sozinho/a, do que nos arrastares também para essa desgraça?

Aos 20 e poucos e ainda nem sabes o que vais fazer da vida, muito menos no que vais escolher para fazer o resto da tua vida. Vá, demora-te mais um bocadinho e daqui a nada vês os teus amigos a passarem-te à frente. Ups, esqueci-me: eles já não são teus amigos. Se até eles te abandonaram, porque raio ainda continuas aqui? Achas que é demasiada pressão para alguém da tua idade? Então mais valia voltares para o útero da tua mãe, pois algo de muito precioso ficou lá dentro.

Cresce e aparece! O mundo não espera que te decidas, o tempo não deixa de passar e tu ainda achas que és novo/a para muita coisa. Calma, só tens 20 anos? Não me digas que ainda vou trabalhar para ti! Era só o que me faltava! Não chores! Deves agir! Tens ansiedade? Trabalha que passa! Porque achas que todos vamos ficar impressionados com a tua história de vida, quando com a tua idade já tínhamos passado por mais? Hoje tens tudo facilitado e ainda me vens encher os cornos! Põe-te a trabalhar e deixa essa pastinha! Afinal, em que prestas tu?

Calma, só tens 20 anos? Aos 20 e poucos já estás num canto a passar fome, porque esta geração não nasceu para vencer e sim para falhar! E nós que não tínhamos tantas facilidades como vocês, somos mais bem sucedidos do que todos vocês juntos! Fracassados!


Há quem pense que ter 20 anos é bonito. Temos uma vida facilitada com a Internet, os telemóveis e os computadores. Só porque estudamos, temos uma vida sem preocupações e sem pressões. Os 20 anos são os anos em que mais escolhas temos de fazer e em que mais vamos decidir sobre o nosso futuro. Nesse pacote, a ansiedade e a pressão vêm de brinde. Não somos uma geração fraca! Trabalhamos pelo que desejamos e vamos ser bem sucedidos, só que isso não tem de ser aos 20, nem aos 30. Vai ser quando quisermos, pois não há idade para se ser bem sucedido!

Os amigos irão deixar de ser os mesmos, mas iremos encontrar melhores! Não temos de ter o que os outros têm, temos de ter o que achamos que merecemos e pelo qual trabalhamos. No nosso tempo, não no tempo dos outros. Tudo irás conseguir, não te importes quando.

Share Button
  • Avatar
    Reply
    Andreia Morais
    28 Setembro, 2020 at 20:13

    Todas estas pressões só nos prejudicam, até porque nos fazem acreditar que só existe um caminho e que temos que conquistar as mesmas coisas, nos mesmos compassos de tempo.
    É importante percebermos que o caminho somos nós que o traçamos. Ao nosso ritmo e à nossa medida.

Deixa o teu comentário