Dicas para acabar com a oleosidade

Para quem já me segue há algum tempo sabe que o meu cabelo é muito oleoso na raiz e que não dura nem 2 dias. Já usei vários champô’s, máscaras e tudo o que possam imaginar e nada deu resultado. À pouco tempo, ofereceram-me o champô micelar da Nivea e pelo pouco que experimentei resulta, mas depois darei-vos a minha opinião detalhada sobre o mesmo.

Os cabelos oleosos são por norma pesados, gordurosos, finos e sem volume. Chegando ao fim do dia temos perfeita noção de que, quem olhar para o nosso cabelo dirá que não o lavamos (mesmo que o tenhamos lavado no próprio dia). O excesso de oleosidade ocorre quando as glândulas sebáceas produzem uma quantidade de oleosidade maior do que a normal. Este problema pode piorar devido a stress e alterações hormonais. Ao termos excesso de oleosidade temos com frequência queda de cabelo.

Existem alguns cuidados a ter com o cabelo oleoso e se tentarmos veremos algumas diferenças:

1. Use o cabelo sempre solto, sem quaisquer lenços ou toucas que possam impedir a ventilação do couro cabeludo.

2. Não passe as mãos no cabelo pois as mesmas já têm gordura corporal. Também não penteie tanto o cabelo e evite massagens no mesmo. Tudo isto contribui para a produção de óleo.

3. Tem mesmo de lavar o cabelo diariamente.

4. É importante usar champô’s próprios para cabelos oleosos, ou então podem usar outros desde que o pH seja neutro. É bom ir alternando também. Por exemplo, eu geralmente vou alternando o anti-caspa com o próprio para cabelos oleosos.

5.  Máscaras, condicionadores, leave-in devem ser passados da metade da raiz até às pontas, nunca no couro cabeludo.

6. Evitar água muito quente pois estimula a oleosidade.

7. Os pré-champô’s são indicados para todos os tipos de cabelo, só que em cabelos oleosos tem ainda mais resultado. Para quem lava o cabelo todos os dias pode usá-lo pois ajudará na proteção dos fios evitando a quebra dos mesmos. Este mesmo champô eliminará resíduos e oleosidade que nem sempre um champô normal consegue fazer.

8. Deverá usar champô seco somente numa emergência visto que o mesmo não substituirá a lavagem do cabelo.

9. Evitar champôs 2 em 1 pois o condicionador não deve ser aplicado na raiz mas sim nas pontas.

10. Um erro que cometo várias vezes é: dormir com o cabelo molhado. Ele fica muito oleoso e no dia seguinte ao acordar, o cabelo está num estado lastimável e peganhento. 🙄 Portanto, nada de dormir com cabelo húmido!

Abaixo, deixo-vos algumas dicas de produtos para testarem:

 

Têm cabelo oleoso? Que produtos usam?

Share Button
  1. A minha raiz também é muito oleosa! Mas prefiro não o lavar todos os dias e usar champô seco entre lavagens, sempre consigo um dia extra de cabelo “limpo” 😛
    Beijinhos

    1. Eu bem que já tentei comprar mas quando vou já esgotou. Tenho mesmo de comprar um. Beijinhos ❤️

  2. O meu cabelo também é mais oleoso na raíz. Sem dúvida que vou ter que experimentar algumas dessas dicas 🙂

    Beijinhos

    1. Eu já tento usar sempre várias destas. Beijinhos ❤️

  3. Felizmente não tenho esse problema, aliás costumo até lavar o cabelo umas 3 vezes por semana (depende do que andei a fazer não é?). Mas gostei bastante do post! Super informativo 🙂

    Um beijinho*

    1. Tens imensa sorte! Eu nem sempre tive o cabelo assim, mas de uns anos para cá, ficou assim. Obrigada querida. Beijinhos ❤️

  4. Eu ultimamente tenho sentido o meu cabelo mais oleoso, o que não é muito comum, mas agora pelo teu post já percebi que se deve ao facto da touca que sou obrigada a usar no serviço e de ultimamente andar sempre (obrigatoriamente, tambem) com ele apanhado!

    Muito interessante o teu post, gostei!
    Obrigada pela partilha! Beijinhos Carolina 😉

    1. Txii. Deve ser complicado. Tenho amigas que trabalham em restaurantes e queixam-se de oleosidade por isso mesmo. 😕 Obrigada querida! ❤️ Beijinhos

Deixe uma resposta